Ir para o conteudo

Exames

Caso não encontre o nome do seu exame na lista, entre em contato com nossa equipe de atendimento para confirmar se realizamos e/ou se ele possui outra nomenclatura.

Medicina Nuclear (Cintilografia)

Os exames de medicina nuclear são realizados na Unidade Filial (General Osório).
São utilizados diferentes radiofármacos de acordo com cada tipo de exame.
Os radiofármacos não são contrastes e não provocam reações adversas.
O limite de peso do equipamento é 120 Kg.


Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética utiliza campos magnéticos para a formação de imagens em 3 dimensões.
É considerado um dos mais avançados métodos de diagnóstico devido à precisão e alta definição das imagens e à não utilização de radiação ionizante.
Quando necessário, é utilizado contraste (Gadolínio) durante a realização dos exames.
Exame realizado na Unidade Filial (General Osório).
A Exâmina possui dois equipamentos de Ressonância Magnética com potência de 1,5 Tesla.
O equipamento fechado (túnel) realiza todos os tipos de exames, com destaque para Angiorressonâncias, Ressonância Cardíaca, Ressonância de Mamas, Ressonância de Próstata e Ressonância Fetal. O limite de peso do equipamento é 130 Kg.
O equipamento de Extremidades realiza exames de Mãos, Punhos, Cotovelos, Pés, Tornozelos e Joelhos. O paciente é posicionado numa cadeira reclinável, inserindo apenas o membro a ser analisado no equipamento. Não há restrição de peso, porém em alguns casos não é possível realizar o exame nesse equipamento devido ao diâmetro dos membros a serem analisados. Caso isso ocorra, o paciente realizará o exame no equipamento fechado, com o limite de 130 Kg.

Tomografia Computadorizada

Exame realizado na Unidade Filial (General Osório).
A Tomografia Computadorizada é um método de diagnóstico que emite vários feixes de Raios-X, formando imagens que são processadas através de um computador. O equipamento tem forma circular e gira em torno do paciente fazendo registrando as imagens de forma detalhada e em diferentes ângulos.
O contraste utilizado nos exames de Tomografia é o Iodo. Pacientes alérgicos a iodo só podem realizar exames sem contraste.
O limite de peso do equipamento é 120 Kg.

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame não invasivo, realizado através de transdutores que emitem ondas sonoras e captam o eco que é refletido pelos órgãos e estruturas da região que está sendo examinada. Essas ondas são transmitidas para um computador, onde são formadas as imagens em tempo real.
Exame realizado nas Unidades Matriz (Portugal) e Filial (General Osório).
Não há restrições de peso para a realização desse exame.

Ecodoppler

Exame de ultrassonografia utilizado para avaliar o fluxo sanguíneo de veias e artérias e auxiliar no diagnóstico de alterações vasculares.
Não há restrição de peso para a realização deste exame.


Ecocardiograma

Exame realizado na Unidade Filial (General Osório).

Densitometria Óssea

Exame realizado nas Unidades Matriz (Portugal) e Filial (General Osório).
A Densitometria óssea é um exame que avalia a densidade mineral óssea e é utilizado para diagnosticar alterações nos ossos, como a osteoporose.
A coluna lombar e o fêmur são os segmentos analisados no exame de rotina.
É possível também examinar o antebraço (rádio 33%) e o corpo total no exame de Densitometria Óssea, porém a Exâmina não realiza esses procedimentos.
Obs: Para controle e análise comparativa com exames anteriores, é importante que o paciente realize o exame sempre no mesmo aparelho e na mesma unidade.
O limite de peso dos equipamentos é 115 Kg.

Mamografia digital

Exame realizado nas Unidades Matriz (Portugal) e Filial (General Osório).
A Mamografia é o principal método de diagnóstico de câncer de mama e outras lesões mamárias. Este exame é capaz de detectar nódulos menores que 1,0 mm, antes mesmo que se tornem palpáveis.
A mamografia pode ser feita tanto por homens quanto por mulheres.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.
Além da Mamografia Digital de rotina, a Exâmina também realiza outros procedimentos através do Mamógrafo, como Ampliação ou Magnificação de Lesão Mamária e Agulhamento Mamário (marcação pré-cirúrgica).
É muito importante trazer sempre seus exames anteriores para comparação e análise evolutiva dos achados.
Não há restrição de peso para a realização deste exame.

Punções e Biópsias

A Exâmina realiza apenas a coleta do material para investigação. Este material é entregue ao paciente, que levará para ser analisado em laboratório de patologia de sua preferência.

Raios-x Digital

Exames realizados na Exâmina Matriz (Portugal) e Filial (General Osório).
Na Exâmina Matriz, além dos exames simples, são realizados os RX Contrastados e RX Panorâmicos.
Não há restrições de peso para a realização desse exame.

Teste Ergométrico

Exame realizado na Unidade Filial (General Osório).
O Teste Ergométrico é utilizado para avaliação do sistema cardiovascular. O paciente é monitorado por um médico cardiologista enquanto faz esforço físico numa esteira rolante.
A Exâmina não possui cobertura de convênios para esse exame, realiza somente particular.